Paulo Borges fala sobre o SPFW

 

Acabei de receber da PRCom, assessoria de imprensa do SPFW:

 

Paulo Borges fala da próxima edição do São Paulo Fashion Week

 

SPFW   27ª EDIÇÃO   PASSION PAIXÃO

15 a 22 de junho 2009

1)      O que esta edição traz de novidades?

R.: Esta será a maior edição da nossa história. É a primeira vez que  a semana  de moda começa sem desfiles. Os dois primeiros dias têm uma programação diferente, muito ligadas à moda.

No dia 15, haverá uma aula magna com Didier Grumbach, presidente da Federação Francesa de Costura, e depois o lançamento de seu livro, “História da Moda”, uma obra de referência em todo mundo. No dia 16, haverá  a entrevista coletiva, e à noite uma festa que é uma homenagem e uma celebração à Bethy Lagardère, esta franco brasileira que vive moda, que personifica a moda e este Ano da França no Brasil, do qual o SPFW faz parte do calendário oficial. Esta festa será para 400 pessoas, no 9º andar do Shopping Iguatemi, e além da homenagem, será lançado o documentário “Bonjour Madame”,  mostrando a vida de Bethy em Paris e com depoimentos de Gaultier, Alaya e outras personalidades da moda. Também será lançada a edição especial da revista MAG!, com várias novidades.



 

2)      Quais são as novidades da MAG?

R.: A edição terá duas revistas, Passion e Paixão. Passion é totalmente dedicada à Bethy, mostrando sua trajetória desde que saiu do Brasil até hoje.  Paixão tem editoriais diferenciados, inclusive um de 64 páginas sobre o processo de criação da alta costura francesa, da inspiração, passando pelos desenhos e por toda construção, a reportagem mostra os bastidores da Maison Chanel de forma exclusiva para a MAG!. Os convidados da festa receberão uma caixa especial com as duas revistas, dvd com editoriais de moda feitos por Zee Nunes, Duda Molinos e Décio Pinheiro, uma ametista, uma Havaianas Passion, um perfume criado especialmente pela Natura – perfume SPFW e duas bandeiras: uma do Brasil, outra da França, especialmente confeccionadas em seda pura brasileira.


 
3)      Por que Bethy Lagardére?

R.: Ela é uma pessoa que viveu e vive a moda como ninguém. Tem uma coleção de alta costura sem igual, traz uma história fantástica. Brasileira, morou na França e sintetiza mais do que ninguém a admiração de um  país pelo outro.  Em suas festas e recepções, mistura pão  de queijo, caviar, guaraná e champanhe, de uma forma única e elegante. Conviveu e convive com os maiores criadores de nosso tempo. É um ícone no Brasil e na França. Precisa dizer mais? E só ver a exposição que acontece na Bienal durante o SPFW e que depois ficará 15 dias no Iguatemi em São Paulo, e assistir ao documentário que será exibido exclusivamente no GNT para todo o Brasil.



 

4)      Como é a exposição?

R.: Ela estará no terceiro andar da Bienal. São as peças de alta costura dela, com criações de Yves Saint Laurent, Karl Lagerfeld ( para Chanel e para sua marca própria), Jean Paul Gaultier, Givenchi, Dior, Pierre Cardin, Balenciaga e muitos outros. O documentário, com 25 minutos de duração, será passado em  telas de plasma, ininterruptamente, além de ser exibido no GNT.


 

5)      Fale mais do evento.

R.: Esta edição traz também a maior mudança arquitetônica desde que o SPFW está no prédio da Bienal. Os espaços estarão ocupados de maneira diferente, desde a sala de produção até os lounges, o  Bar das Águas, até em termos das outras exposições que vão acontecer. Até os materiais são diferentes. Daniela Thomas e Felipe Tassara se basearam em tradições francesas. Há espelhos, veludos, muitas imagens, sempre com o olhar brasileiro.


6)      Quais são as outras exposições?

R.: Teremos a exposição  da Federação Francesa de Alta Costura, com criações de oito estilistas da nova geração de criadores- e dela faz parte um brasileiro, Gustavo Lins. Ela estará bem na entrada da Bienal, com um formato circular e poderá ser vista por pessoas que não irão assistir os desfiles. No segundo  andar, haverá a exposição da estilista francesa Sakina M’as, que estabelece uma relação entre associações de mulheres na França e no Brasil a partir da customização de peças criadas por ela. Esse trabalho servirá de inspiração para a coleção  que ela apresentará no Carrousel du Louvre  ainda neste anos e em uma exposição em 2010. Ela faz um trabalho de vanguarda e deve fazer uma performance durante o SPFW.

7)      Filmes, festa,  livro, revistas, exposições, performances. E a moda?

R.: Tudo Isso é moda. Todo este trabalho, tirando a festa,   é coordenado pelo In-Mod, dentro de um processo onde o SPFW é uma plataforma de convergência de várias manifestações que convergem para a moda. E todas estas performances, exposições, livro, filme reforçam a importância da moda hoje.

8)      Haverá, a exemplo da edição passada, a loja pop up?
R.: Sim, foi um sucesso na última edição. A loja  terá um espaço maior, com a presença de um corredor da Colette – que inclusive criou uma camiseta especial para o SPFW.

9) E a crise?

R.: Esta edição é a que tem o maior investimento desde o início do SPFW. Não cabe a mim falar sobre a crise. O fato é que o Brasil está diferente da grande maioria dos países do mundo, em uma situação melhor.

10)Em janeiro, a chuva de bolas foi a surpresa do final do SPFW. O que acontecerá agora?

R.: Mais uma surpresa.


3 Respostas

  1. Fiquei com uma vontade de ir nessa festinha do Iguatemi… mexerei os meu pauzinhos pra quem sabe neh!
    Otimo ter disponibilizado o release… informações quentes… beijos

    Fabio Allves
    http://allaboutt.wordpress.com
    @fabioallves

    9 de junho de 2009 às 3:49 pm

  2. Alex Laybourne

    Fico imaginando como será a Semana Iguatemi de Moda em Salvador (setembro/2009). Cenário melhor do que o AlemdoCarmo com certeza não há. Justo agora que o próprio Iguatemi anunciou que vai transformar o distrito num pedacinho de Paris em Salvador. Abrir o projeto com um “show” de Paulo Borges é bastante imaginativo e marcante.

    12 de agosto de 2009 às 12:30 pm

  3. Alex, o projeto alemdocarmo comentado por vc, não tem nada a ver com a Semana Iguatemi de Moda ou Paulo Borges. Somos apenas um grupo de amigos do bairro onde se realizará o evento deste ano.

    30 de agosto de 2009 às 6:21 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s