Criar não é o oposto de vender.

Bem, o material dos desfiles de ontem já foi enviado para os blogueiros, vamos esperar para ver o que eles acham das criações…

 

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Enquanto isso vou falar sobre algo que me marcou no primeiro dia de SPFW. O moleton na Osklen foi um grande exercício de criatividade e mostra que há grandes possibilidades de criação com matéria-prima “comum”, basta talento. As peças da coleção outono/ inverno da marca são a prova de que grande parte das marcas catarinenses ainda não abriram seu horizonte para realizar a verdadeira moda dentro do seu universo. Nós que lutamos contra esse rótulo que tanto incomoda o nosso mercado: SC = malharias. Quando falamos isso, nós que já estamos cansados de ser reconhecidos como tal, dá até um arrepio. Parece que é pejorativo, mas não é gente.

 

E ontem quando estava olhando as araras da Osklen, minutos antes do desfile começar, eu não conseguia parar de pensar nisso. No medo dos estilistas catarinenses de criar, medo de fazer algo diferente e sair do comercial. Para aqueles que tem esse receio, olhar para a coleção da Osklen será valioso, pode gerar um momento de reflexão. Afinal, criar não é oposto de vender. Muito pelo contrário, em época de crise, a criação deveria ser a ferramenta de diferenciação para as marcas.

 

Mas tenho certeza que depois do desfile da Colcci de ontem – com Gisele de novooooo na passarela, desfile normalzinho, mas evolução na coleção – muitas daquelas marcas que se inspiram nela vão querer apostar na alfaiataria e algumas formas mais estruturadas. Provavelmente irão pensar que isso é inovação da Colcci (ahahaha) e já que ela fez, todas irão fazer também.

 

 

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E se vc não é de SC e está lendo esse post, vou explicar… Gente, a Colcci em SC é referência para muitas marcas de médio porte, mas que vendem muito, algo como 400 mil peças por coleção, sério mesmo. E elas ainda olham para a Colcci como fonte de inspiração…aff

 

p.s: nada contra a Colcci, que super abriu caminho para SC e conquistou seu espaço no mercado de moda, tenho algo contra quem se inspira nela como se fosse a última bolacha do pacote.

 

(fotos site Erika Palomino)

 

 

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