Fênix – por Márcio Volkmann

Meu coração ficar partido quando vejo as pessoas que gosto tanto e a cidade que é minha segunda casa passando por tanta dificuldade. Blumenau vai se reconstruir sim, não tenho dúvida disso. E ela vai se reconstruir porque é feita de pessoas como o Márcio Volkmann e o Jaison Bogo, que além de ser meu cliente e um grande nome do setor têxtil catarinense, é um grande amigo. Querido por todos que o conhecem, é forte e dá energia a todas as pessoas em volta dele.

 

Jaison encaminhou esse texto do Márcio Volkmann, que nos mostra muita dor e sofrimento, mas mostra, principalmente, que a força está presente em Blumenau nesse momento tão delicado.

 

 

Fênix

 

A natureza é impiedosa. Blumenau foi e é manchete nos noticiários  não como estávamos acostumados. Aconteceu…..

Soterrados foram muitos corações.  Inundados muitos sonhos.  Lembro de Carlos Drummond de Andrade, em seus versos:

 

” E agora, José?

A festa acabou,

a luz apagou,

o povo sumiu,

a noite esfriou,

e agora, José ? ”

 

 E agora? E agora Blumenau?

 

E agora? Agora Blumenau voltará a ser a cidade que impressionou todo o mundo nos primórdios dos anos oitenta.  Tal qual fênix, ela ressurgiu. E agora não será diferente.

 

Foram-se vidas, foram-se paredes, muros, morros, mas ficou algo que não escoa nos bueiros.  A essência. A essência do nosso povo.  O povo que se doa, calça suas botas,  troca carro por canoa e que estende o braço a quem precise.  O povo que levanta as mangas e junto com a lama leva pra fora de casa um passado que quer esquecer.

 

O povo que inunda de esperanças toda uma região devastada, com doações de todos gêneros, que trazem alento a quem precisa. Logo, suas chaminés estarão de volta. O progresso, tal qual em nosso hino, mora aqui.  E como nossa gente,  não irá abandona-la.

 

Breve, nossas bandinhas estarão de volta,  em coretos limpos, sem a água como vizinha.  E em breve, nossos irmãos de todo o Brasil,  blumenauenses honorários de coração e que transformaram as estradas do nosso estado em um verdadeiro corredor de solidariedade,  serão acolhidos aqui com a mesma alegria de sempre, em nossas casas enxaimel, em nossas ruas limpas,  em nossas festas.

 

Pra frente Blumenau ! Seu povo é sua força motora, e juntos faremos uma Blumenau ainda melhor, pra quem quiser ver.  Eu quero. E você ???

 

      Márcio Volkamann

(Que além de ter escrito essa crônica, é reconhecido por ser autor da letra do hino oficial de Blumenau)

27/11/08

2008-08-04_11010blumenau3-upc

6 Respostas

  1. Aline Marcello (Lilica)

    Primoroso o texto… Emocionante seria a palavra mais correta. É uma pena que isto tudo esteja ocorrendo, mas sinto felicidade por ver a união das pessoas, independente de estarem ou não nas áreas atingidas. Somos um povo lindo, forte e guerreiro, mas muitas vezes acredito que esquecemos isso.

    Espero que daqui pra frente a atitude e a cara de SC pro mundo seja esta – de união, garra e perseverança.

    Beijos Pati
    Aline

    28 de novembro de 2008 às 3:25 pm

  2. Recebi esse texto por e-mail sem acusar o autor. Descobri você e gostaria que me autorizasse a divulgá-lo no meu bloguinho, incluindo a introdução de sua autoria, que é também comovente.
    Um abraço de Floripa.

    28 de novembro de 2008 às 5:47 pm

  3. Christian

    Parabéns a ele que escreveu com sentimento e parabéns a voc que publicou e nos deu o direito de ler um texto tão verdadeiro.

    28 de novembro de 2008 às 9:31 pm

  4. Eduardo rocha

    Estou vendo tudo de longe. moro em sp, mas admiro o povo catarinense e sou solidário a vcs. parabéns pelo blog. já meu vício. entro sempre.

    28 de novembro de 2008 às 9:33 pm

  5. Ricardo Oliveros

    Ontem falei com o Jaison, ele estava super cansado. Me deu uma coisa. Vc sabe o quanto gosto das pessoas que conheci e que transcederam o lado profissional. Além dos catarinos, é bom ver que o Brasil todo está solidário e isso é incrível, porque revela aquilo que a gente tanto discute na moda, o nosso dna. Nestas horas que somos mais brasileiros que nunca.

    29 de novembro de 2008 às 1:33 pm

  6. # Nikee

    Axeeeeeeeeeei mt mt tm massa !
    adooro Blumenaau vivoo akie desde q eu nascii !!–‘

    4 de agosto de 2010 às 5:20 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s