SC Mostra Moda Jeans encerra sua sexta edição

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O SC Mostra Moda Jeans dá um panorama geral sobre o cenário das marcas catarinenses. É possível mensurar a evolução de cada uma delas e também a consciência de mercado dos empresários dessas marcas. A disparidade entre elas é enorme. Há desfiles bons e outros não tão bons assim. O que é normal, mas no evento fica muito mais visível, já que todas têm a mesma oportunidade e estrutura para mostrar ao público consumidor sua coleção para o próximo inverno. Marcas como Gata Bacana e Lança Perfume mostram a força do marketing e mesmo com uma coleção bem comercial mostram seu conceito e evolução.  A Indulto também melhorou muito. Deu um tempo no excesso de informação e trouxe uma coleção mais limpa, um alívio. E a Tharog foi mega elogiada com um desfile bem produzido, acho que entre as marcas de médio porte, foi a que se destacou das demais pelo conceito e não por celebridade na passarela. Fico feliz por elas, porque sei que o maior desafio desse nicho de mercado não está nas vendas, nos números de faturamento, já que vendem muito no mercado. O desafio está em evoluir para marcas que produzem moda com qualidade e conceito, sem perder seu público fiel.  É importante saber que os números não seguram a construção de uma marca. Eles podem vender muito, mas se não buscar seu DNA será difícil manter seu espaço nesse mercado, onde a concorrência é voraz. E o público, hein? Cadê os profissionais da área? Sinto muita falta de cultura de moda no público presente. Sei que é um processo lento, mas está lento demais. Quando teremos pessoas com informação de moda assistindo aos desfiles?  (a foto acima é do desfile da marca convidada Cavalera, que apresentou sua edição da coleção focada no denim) 

3 Respostas

  1. amei o post. pequenininho mais super denso de informação e opinião (boa). e acho super válido o questionamento da cultura de moda do público dos desfiles – especialmente fora de SP e Rio (mas aqui também!). e acredito em gente tipo você, pati, como referência de mudança e melhora no meio inteiro. =)

    12 de março de 2008 às 12:37 am

  2. Se por um lado o público não responde de forma cativa aos apelos conceituais da moda (algo que acontece também na música) isso se deve, em partes, a própria pasteurização das criações, que mais contemplam “nonsenses escatológicos de escolas de primeira-linha” do que os anseios emocionais do público-médio consumidor

    Moda feita para estilistas é tipo carro feito só para pilotos, poucos conseguem pilotá-los.

    Se não fosse assim a gente não veria tanta ponta de estoque, poucos meses depois de alguns lançamentos.

    Entender de moda e música muita gente entende, não tenho dúvida, agora entender de pessoas…

    13 de março de 2008 às 4:42 pm

  3. thais

    ai gente…falando especificamente sobre o final do post….
    eu continuo achando a presença de atores “globais” nos desfiles, só funciona em evento maiores como o SPFW…e olhe lá!
    Como pôde ser observado no SC Mostra Moda Jeans, a vinda desses profissionais só serve pra causar tumulto, gritos e aplausos (bem fora de hora, total non-senseeeeeee!!!!!) durante o decorrer dos desfiles, atitude que não é apropriada para o evento , e que acaba por minar a postura séria e o foco dos desfiles!
    Também senti falta de cultura de moda no público presente. E fiquei muito, muito constrangida quando o último desfile do evento chegou ao final, e o público , sem esperar pelo término da última entrada dos modelos, começou a correr para conseguir autógrafos……
    Acredito fielmente que o público é que deve começar a entender de moda, e não que a Moda deva adaptar suas criações à falta de cultura do público ….

    20 de março de 2008 às 12:59 pm

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