O mercado publicitário nos blogs

A Maria Prata levantou a discussão no seu blog, no post “A ética nos blogs“ sobre a comercialização do conteúdo publicado. Ontem recebi a seguinte proposta:  

Olá,  

Primeiramente, parabéns pelo site.Sou da empresa XXXX, que oferece XXXX da área de Moda. Gostaríamos de poder divulgar nossos XXXX no site de vocês em forma de notícia. Para isso, precisamos de um e-mail de contato. Aguardamos seu retorno.Desde já agradecemos qualquer resposta.Abraços.   

Sinceramente fico feliz com a proposta, por perceber que a publicidade começa a apostar nos blogs como meio de divulgação para suas marcas. O que fará diferença é como será conduzida essa proposta e aí entra o posicionamento de cada profissional, nesse caso, blogueiro. Não acho correto publicar noticias dessa maneira, mas é preciso ter consciência de que é natural que essas propostas aconteçam também para os blogs, já que o mercado está acostumado a atuar dessa maneira em outras mídias. 

Posso até ser ingênua, mas não acredito que isso já aconteça em muitos blogs, é um processo que está apenas começando. E também não fico muito preocupada com esse fato, porque será visível quem comercializa seu conteúdo  e nossos leitores, diferentes de outras mídias, irão detectar e não gostarão desse tipo de atitude. Será diferente do que acontece no meio editorial, por exemplo, onde o leitor nem percebe que está absorvendo conteúdo “plantado”. É irritante ver a quantidade de conteúdo comercializado nas revistas. Recebemos constantemente esse tipo de proposta na revista, mas matemos nossa posição e defendemos o verdadeiro jornalismo de moda. 

Bem, voltando aos blogs… Não critico as empresas que estão fazendo essas propostas, porque está pensando na divulgação de seus produtos e tal… temos até que agradecer pela preferência. rs O que vale daqui por diante é explicar que o grande valor dos blogs está exatamente aí, na veracidade da informação.  

E para animar essa sexta-feira chuvosa, depois de todo essa caos (enchente e tudo mais) aqui em SC, vale mostrar as fotos de making of da campanha inverno 2008 da Arezzo, com a Taís Araújo.

Direção: Giovanni Bianco

Foto: Bob Wolfenson

Styling: Flavia Lafer

Cabelo e Maquiagem: Daniel Hernandes

 As imagens de making of são da fotógrafa Melissa Haidar.

 002.jpg

0001.jpg

2 Respostas

  1. Pingback: Oficina de Estilo » Blog Archive » links pro carnaval + aniversário do blog

  2. transitoriamente

    É interessante perceber a linha tênue que os blogs construíram entre a “verdade” e o que é escrito com “punho emprestado”. Com as infinitas possibilidades de se comunicar atualmente (o que eu acho ótimo), fica um pouco difícil perceber realmente a veracidade daquilo que está escrito, pois mesmo uma escrita “verdadeira” e bem feita pode ser mentirosa.
    Então, a partir deste post publicado pela Patrícia, percebi que a comunicação começa a se estender para além daquilo que ela talvez se proponha como meta futura, quero dizer, o próprio caminho inverso (as relações pessoais, por exemplo) começa a tomar forma como fator de credibilidade e necessidade vital para tornar um negócio crível. Um aperto de mãos, em alguns bons casos, parece se tornar ainda mais importante do que outrora, e a impessoalidade neste caso cai por terra.
    Aí então, mais uma vez, a reta se curva e o caminho de volta – quando percebido – pode ser uma grande chave para o sucesso, isto é, você pode estar caminhando para o futuro ao dar alguns passos para trás.
    Um abraço,
    Antonio Rossa

    2 de fevereiro de 2008 às 4:47 am

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