Império da Informação

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Mais uma edição da Catarina fechada, rodando na gráfica. Essa aí em cima é a capa com a Aline Weber. Gente,chegamos na 15º edição, pode? 

 E aí eu me pego pensando na importância da edição da informação. Nem estou falando das matérias que eu e a Carla assinamos, não. Falo da decisão que tomamos a cada página, do que será impresso ou não naquela folha de papel em branco. Quem irá escrever, como isso entrará no contexto da edição…

Esses dias estava lendo um texto na revista Trip que falava sobre a importância da edição da informação. Nesse artigo, Ronaldo Lemos exemplifica com o que acontece na Nigéria, com os CD´s vendidos nas lojas de rua. Os próprios vendedores contam que os mais vendidos no mercado informal não são de artistas famosos, nem álbuns completos. O grande sucesso é a coletânea feita pelos próprios vendedores de rua, que fazem da maneira mais simplória que existe, pegam o que acham mais legal e gravam em um CD. O sucesso está aí, na seleção da informação.  E desenvolve a idéia que o valor da música (depois de toda a pirataria que rola) pode ser recriado através de compilações. Porque se toda música está disponível na Internet, como saber o que realmente interessa? Para ele, as pessoas estão dispostas a pagar pela “filtragem”, pela seleção daquilo que é relevante para cada gosto.  E finaliza o artigo escrevendo que não só os gostos se multiplicam cada vez mais, mas também a forma de agrupar conteúdo e principalmente, o valor ainda inexplorado que há nisso. 

Isso cabe perfeitamente na moda. Porque a cobertura que rolou no Fashion Rio foi feita à exaustão no universo virtual, principalmente em formato de vídeo. Mas sabe o que percebi? Vários traziam a mesma informação, sem colocar ali o seu olhar, a sua edição da informação. Sinto um pouco de falta disso, sabe? E é aí que entra o lance da responsabilidade na edição da informação. São poucas pessoas compilando informações, traduzindo para uma grande massa o que é válido ou não. Por isso acho gostoso conhecer o olhar de cada um.  Bem, é hora de respirar fundo, a SPFW começa essa semana e lá vem uma mais avalanche de informações. Vamos ver como será a cobertura. 

Ah, não posso deixar de falar aqui que estou MEGA orgulhosa da Landacaru, marca daqui de SC que desfilou no Rio Moda Hipe e ARRASOU. Trouxe roupa de inverno mesmo para a passarela, com muito conforto e estilo. Fico um pouco aflita quando vejo uma coleção outono/ inverno que mais parece verão e o discurso é sempre o mesmo: “Ah, aqui no Rio é muito quente e tal…”

 Gente, são marcas que vendem para todo o país, como fica então os pontos de venda fora do Rio de Janeiro? Por isso gosto de coleções que conseguem trazer o equilíbrio para a passarela e apostam realmente em algumas peças quentes como foi o caso da Alessa. Aliás que tricô branco lindoooo. ( ainda não consegui a foto para colocar aqui)

3 Respostas

  1. Olá! Leio sempre seu blog, e gosto muito da revista Catarina. Sou produtora, formada em design de moda, em 2008 vou dar aulas em uma faculadade de moda e escrevo matérias sobre esse universo. Gostaria muito de enviar meu portifólio para você… Uma parte dele está no: juandrade.carbonmade.com
    Muito obrigada pela atenção e parabéns pelo blog e pela revista! Abraços.

    14 de janeiro de 2008 às 6:26 am

  2. a gente vai se ver na bienal? liga pra cá! =)

    16 de janeiro de 2008 às 12:46 pm

  3. Fabi Arcoverde!

    Patricia Lima, que capa mais arrasadora! Amei! Amei : A Diagramação. A Composição. A Luz. A make up. A beleza da Aline. Lindíssimo material!
    A argumentação sobre “edição da informação” também está arrasadora, super pertinente…amei ler…enfim, sucesso sempre.
    Beijos.

    16 de janeiro de 2008 às 10:34 pm

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